quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Método Montessori


O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, é muito popular em todo o mundo no meio dos profissionais da educação infantil e, também, de muitos países. A abordagem Montessori é projetada para suportar o desenvolvimento natural das crianças em um ambiente bem preparado.

Este sistema de educação é tanto uma filosofia de desenvolvimento da criança quanto uma justificativa para orientar esse crescimento. Baseia-se em duas importantes necessidades de desenvolvimento:

     1.    A necessidade de liberdade dentro dos limites;
     2.    Um ambiente cuidadosamente preparado que garante exposição a materiais e experiências.

Através destas necessidades de desenvolvimento, a criança desenvolve a inteligência, bem como habilidades físicas e psicológicas. O método Montessori de ensino é projetado para aproveitar ao máximo o desejo das crianças de aprender e sua capacidade única para desenvolver as suas próprias capacidades. As crianças precisam de adultos para expô-las para as possibilidades de suas vidas, mas elas devem determinar a sua resposta a todas as possibilidades.

As principais premissas da educação Montessori são:

     •    As crianças devem ser respeitadas como diferentes dos adultos e como indivíduos que diferem umas das outras.
     •    As crianças possuem uma sensibilidade incomum e capacidade intelectual para absorver e aprender com seu ambiente que são diferentes dos do adulto, tanto em qualidade quanto em capacidade.
     •    Os mais importantes anos de crescimento das crianças são os primeiros seis anos de vida, quando a aprendizagem inconsciente é gradualmente trazida para o nível consciente.
     •    Esta atividade lhes permite realizar seu objetivo mais importante: o desenvolvimento de suas personalidades individuais – sua consciência mental, física e psicológica.

O que as crianças aprendem depende muito de seus professores, experiências e ambientes. Por isso, o local onde elas participam de atividades é crucial para o seu desenvolvimento. Os produtos indicados para este uso são toda a linha de playgrounds espumados. Por serem bastante seguros, preservam a segurança e liberdade dos pequenos para se desenvolverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário